Nizuc Resort & Spa
O melhor de Cancún
Eduardo Alves
O destino de viagem mais exclusivo do Caribe mexicano
21 de Julho de 2021

Situado a apenas 15 minutos do aeroporto internacional de Cancun, o Nizuc Resort & Spa é sem dúvida o destino de viagem mais exclusivo do Caribe mexicano. Inaugurado em 2013, o hotel ocupa uma área de 120 mil metros quadrados, espalhados por uma península privativa. Enquanto 80% da propriedade é composto por manguezais meticulosamente preservados, o espaço restante dá lugar às instalações do Nizuc: villas, piscinas, praias, bares, restaurantes, e inúmeras opções de acomodações, lazer e serviço 5-estrelas

A geografia da Punta Nizuc se alia ao design para fazer do resort um lugar único.


Basta chegar na recepção para perceber que o Nizuc é um verdadeiro hotel de luxo. O projeto arquitetônico criado pelo mexicano Alejandro Escudero, parece um vasto e monumental templo Maya do século 21. Grandes colunas de pedra; mobiliário contemporâneo, arte nativa moderna, e espelhos d’água servem de moldura para a natureza ao redor. O Nizuc é um hotel lindo. 
A maioria das 274 acomodações está distribuída entre vilas térreas com belos jardins e piscinas privativas; e blocos de apartamentos com área variando entre 70 e 150 metros quadrados. Para minha estada solo, me hospedei em uma Oceanfront Suite. Apesar de serem as mais “básicas” do hotel, estas acomodações são as únicas situadas no prédio principal, são todas configuradas com uma cama King Size e esbanjam espaço e elegância. 

No quarto, vidraças do chão até o teto abrem para uma enorme varanda com vista panorâmica para o mar, decorada com day-beds e espreguiçadeiras. No interior, mesa de almoço com poltronas; walk-in closet; banheira de hidromassagem, e sistema de luz, som e televisão de última geração. Desde a máquina de Nespresso, ao frigobar recheado de delícias; das roupas de cama e banho tecidas em algodão de milhares de tramas, à linda bolsa de praia feita em ráfia natural, mesmo na versão basic, o Nizuc é TOP.

Todas as acomodações têm varandas e vistas deslumbrantes para a natureza.

Em termos de lazer o hotel oferece duas áreas de piscina. A maior delas é aberta para hóspedes de todas as idades, tem um wet-bar com banquinhos submersos e uma musiquinha lounge deliciosa tocando no fundo. Um pouco mais afastada do prédio principal fica piscina exclusiva dos adultos, menor e mais intimista, ela também fica debruçada sobre a areia da praia. Em ambas você desfruta do visual das bordas infinitas, ladeadas por espreguiçadeiras e cabanas com day-beds, e vistas deslumbrantes do mar.

Devido à geografia da Punta Nizuc, a praia principal do hotel é protegida da ondulação do mar aberto. Assim ela é perfeita para os “eternos iniciantes” como eu se divertirem em esportes aquáticos, como kayak e stand-up paddle. Se você não quiser fazer força, nem testar o equilíbrio, opte pelo snorkel. A água e calma e não tem correntes. Todos os equipamentos não motorizados estão a disposição dos hóspedes sem custo.

Nizuc SPA, by ESPA

Depois do sol, nada melhor do que uma sessão de relaxamento no SPA. Logo no início da minha estada, reservei um fim de tarde para fazer o circuito de hidroterapia, que inclui várias experiências sensoriais. Durante cerca 50 minutos, e seguindo as orientações do terapeuta, você passa por uma série de piscinas, duchas, salas geladas e saunas. Os contrastes de temperaturas e estímulos levam a um profundo relaxamento. Eu que ainda estava cansado da viagem desde o Rio de Janeiro na noite anterior, saí de lá zerado e pronto para aproveitar minha estada no México. Além desta experiência, o Nizuc SPA, by ESPA (marca britânica que comanda alguns dos melhores spas do mundo) oferece um vasto menu de tratamentos customizados para cada cliente. Lá você encontra também serviços completos de salão de beleza e barbearia, e uma lojinha de presentes com uma seleção bem escolhida de produtos de moda, beleza e acessórios. Adjacente ao spa fica a academia de ginástica que, apesar de compacta permite uma malhação completa com modernos equipamentos LifeFitness. O resort oferece também duas quadras de tênis que podem ser reservadas na recepção do SPA.

A varanda do Indochine abre para um espelho d'água que reflete a luz das velas e do luar.

Uma das glórias do Nizuc é a oferta gastronômica, que inclui seis opções de restaurantes. Para a primeira refeição do dia, o destino certo é o Cafe de La Playa, situado em uma varanda debruçada sobre o mar do Caribe. Na minha visita, durante a pandemia, as melhores pedidas estavam no cardápio a lá carte. Você pode escolher entre as várias receitas criativas preparadas pelo chef Roberto de La Cruz, em parceria com o mestre padeiro e confeiteiro, Nicolás Oviedo. Uma boa pedida para o almoço, o La Punta Grill fica ao lado da piscina de adultos. Tacos de peixe, ceviches, camarões grelhados e suculentas lagosta preparadas pelo Chef Antonio Ramírez são as estrelas do lugar. 

Para quem busca o melhor da alta gastronomia mexicana, o hotel oferece o elegante restaurante Ramona, votado como um dos melhores de Cancun. O segredo do sucesso está nas versões modernas das receitas clássicas da culinária das haciendas de Yucatan: um trabalho brilhante do Chef Eduardo Torres. Entre os destaques da carta de vinhos estão os rótulos Santo Tomás, produzidos nas vinícolas de propriedade do Grupo Las Brisas, donos do hotel, situadas em Baja California.

Em termos de culinária internacional, o Nizuc oferece três opções étnicas. O NI tem cardápio de iguarias peruanas criadas pelo chefe nativo de Lima, Erick Ramos. Seja para o almoço, ou para um jantar cedo, as melhores pedidas são os ceviches, os tiraditos (sashimis) ou os jaleas (frutos do mar fritos). Se você estiver com paladar para a cozinha italiana mediterrânea, escolha o Terra Nostra. Nascido em Veneza, o Chef Daniele Tonin trouxe para o Nizuc receitas brilhantes de massas frescas, pizza caseiras, e pratos de peixes inesquecíveis. Com cores e sabores completamente diferentes, o Indochine é o sedutor restaurante asiático do Nizuc. O ambiente, ao mesmo tempo sexy e elegante, com decoração em “Chinoiserie” e luz de velas, é cenário perfeito para as criações da Chef Alicia Patankar. Nascida em Guanajuato, perto da Cidade do Mexico, ela mistura segredos das cozinhas japonesa, chinesa, tailandesa e malasiana, e cria deliciosos pratos de fried rice, satays, e sushi.

O design lembra um templo Maya do século 21

Depois de passar três dias no resort, minha conclusão é que o Nizuc não é o hotel ideal para quem busca os agitos típicos dos mega-resorts; vida noturna, ou design tradicional. Por outro lado, se você viaja solo, a dois, ou com a família, e quer um curtir um destino sofisticado e relaxante, com opções de gastronomia e spa de primeira, não pense duas vezes. O Nizuc é a melhor opção em Cancun.

Para reservas, visite o website do Nizuc. Se você prefere o conforto e a segurança extra de um agente de viagens, entre em contato com os concierge da nossa agência, Mapa-Mundi Travel Experts, através do WhatsApp ou mandando uma mensagem aqui pelo site.