Pousada Armazém 26
Hospedagem com delícias e conforto familiar, em Tiradentes
Eduardo Alves

23 de Novembro de 2020

As vezes é preciso voltar para casa, e deixar o tempo rolar, para avaliar o que te marcou em uma viagem. E foi exatamente isso que aconteceu comigo depois de passar cinco dias deliciosos na pacata cidade de Tiradentes.



O cenário urbano do centro histórico; as lindas serras do entorno, repletas de trilhas e cachoeiras; a culinária deliciosa, o artesanato: tudo contribuiu para fazer de Tiradentes um destino de viagem incrível.
Nas quatro noites que passei na cidade, tive a oportunidade de me hospedar na Pousada Armazém 26. A escolha foi perfeita. Parte do coletivo Tiradentes Mais, que reúne o que existe de melhor na região, a Pousada ocupa um casarão em estilo colonial, com sutis traços contemporâneos. Mas, de fora, fica difícil imaginar o que a Armazém 26 tem para oferecer. Te conto tudo.


A pousada é literalmente um negócio de família. Afinal, foram as cinco irmãs Lombardi que, com o apoio dos pais, em 2016 compraram a propriedade, restauraram o casarão, expandiram a pousada, e com toques pessoais, a transformaram em um "relais" cinco estrelas. Influenciadas pelo exemplo de empreendedorismo dos pais, dos avôs e bisavôs, elas deixaram para trás o que faziam na época, voltaram para a região de Tiradentes, e se dedicaram ao projeto. Valeu a pena! A Pousada Armazém 26 é linda.

Por toda a propriedade você vê o trabalho e a dedicação da família. O pai, que até 2010 estava à frente da Fiação e Tecelagem João Lombardi, um negócio centenário, agora ajuda na supervisão e administração. Ele contribui também para a decoração, pois é um designer de grande engenhosidade e bom gosto. As criações do artista informal estão por toda a parte, desde pequenos objetos, até luminárias, pias, mesas e balcões criados a partir de peças de maquinário reciclado. Muito bacana. Já a participação da matriarca você confere na mesa do café da manhã. A mãe é responsável por preparar as geléias e compostas caseiras servidas no banquete matinal. A de tangerina, ou mexerica, feita apenas com a casca da fruta, é divina.


Mas foi, e é o trabalho das irmãs que dá a essência de excelência à Armazém 26. Formadas em arquitetura, administração, propaganda e marketing; turismo e hotelaria, e relações públicas: cada uma trouxe parte de seu know-how ao empreendimento. Foram elas que escolheram a decoração simples e hiper funcional dos quartos e suítes, todos com janelas à prova de som, tv de tela plana, mesa de trabalho, ar condicionado split, chuveiros potentes, espelho de corpo inteiro e cama super confortável.


Foi idéia delas criar a "Cozinha Mineira", um espaço de convivência e uso comum, decorado com um ambiente típico de casarão da região, aonde os hóspedes podem desfrutar dos queijos, doces, frutas e bebidas que trazem das compras na cidade. Elas também escolheram as essências de aromaterapia que se espalham por todos os ambientes. Elas planejaram a linda iluminação dos interiores e da fachada. E até escolheram os cafés e chocolates servidos no lobby.


Apesar de ser uma pousada linda, bem localizada, aconchegante e confortável, o que vai te fazer se lembrar de Armazém 26 são elas: as irmãs. Em um sistema de revezamento, a cada dia pelo menos uma delas estará na pousada, ansiosa para te receber. Eu conheci Mariana na primeira manhã que passei em Tiradentes. Ela me apresentou as delícias servidas na mesa, me contou sobre a pousada e me deu dicas que fizeram da minha estada perfeita. Elvira eu conheci na tarde seguinte. Tomamos um café no lounge de entrada e desfrutei da hostilidade cinco estrelas da família.

Como ainda faltam três irmãs para eu conhecer, planejo voltar em breve à linda Tiradentes.