Hotel de Russie, Roma
A elegância do melhor cinco estrelas no coração da Cidade Eterna
Eduardo Alves

03 de Marco de 2022

Entre a Escadaria de Espanha e a Piazza del Popolo, está o hotel favorito da realeza de Hollywood, quando visita a Cidade Eterna. Os astros e estrelas sabem escolher. O Hotel de Russie é, sem dúvida, o melhor de Roma.



Este luxuoso cinco estrelas foi inaugurado no último ano do século 20. Desde então, todos que cruzam as portas deste palazzo neoclássico do século 19, localizado no número 9, da Via del Babuino, entram em um éden de elegância, conforto e bom gosto.
Uma jóia preciosa, parte da exclusivíssima cadeia Rocco Forte, o hotel é muito bem frequentado. E foi minha opção de hospedagem no outono de 2011, quando passei alguns dias na Cidade Eterna. Tive uma estadia inesquecível.

No interior dos quartos e suítes, imperam tons neutros. Verde-claro, areia, marfim, toques sofisticados de ametista. Um luxo. Lençóis de linho, toalhas de algodão egípcio, gadgets tecnológicos de última geração: tudo escolhido com muito bom gosto.


O mobiliário é minimalista, com toques asiáticos, em peças de laca cor de laranja e pretas. Foto de Mapplethorpe nas paredes. Todos os 122 aposentos têm vistas maravilhosas sobre o jardim privado, ou sobre os telhados e torres da capital romana.

Apesar do luxo dos interiores, a característica mais impressionante do hotel são as áreas externas. Protegido pelas alas do edifício em forma de U, o jardim é um dos lugares mais lindos da “Roma privada”. Um refúgio cobiçado pela elite, romana e forasteira.


Entre nichos românticos, fontes e enormes palmeiras, está um ponto de encontro badaladíssimo - o Bar Stravinskij -, e um dos melhores restaurantes da cidade, o Les Jardins de Russie. Redecorado em 2010, em tons pêssego, o restaurante é comandado por Fulvio Pierangelini, um dos mais criativos e aclamados chefes italianos de todos os tempos.


Fulvio é um dos poucos gênios da culinária cuja fama extrapola a importância das duas estrelas Michelin que carrega estampadas no uniforme. Salada de trufas com queijo burrata e cogumelos porcini. Risoto de camarão, açafrão e pistache. Calamari com flores de abobrinha frita. Codorna com molho de lima e gengibre. O menu de delícias é extenso.


Diferente de outros chefes estrelados, Fulvio está presente no restaurante, quase todas as noites. Ele não apenas assina o menu. Fulvio prepara os pratos. A culinária, como tudo no Hotel De Russie é tratado com a atenção de especialistas, apaixonados pela arte de receber bem.

De Russie: Belíssimo!