Casa Polanco
Hotel Boutique redefine o luxo na Cidade do México
Eduardo Alves

09 de Dezembro de 2022

Com uma população que passa a marca dos 22 milhões, encontrar sentido na Cidade do México pode parecer impossível. Datada do século XIV, a cidade atual é tão complexa quanto o próprio solo sobre o qual foi construída. Os astecas lançaram as bases sobre pântanos e lagos no que era então conhecido como Tenochtitlan, e que hoje é essa metrópole urbana em expansão, composta por um mosaico vertiginoso que mistura favelas, arranha-céus esculturais e bairros residenciais arborizados.



Energia e dinamismo pulsam freneticamente por ela, que é a única megalópole hispânica da América do Norte. No entanto, quem sabe procurar encontra recantos charmosos, tranquilos e sofisticados, que servem de oásis perfeitos para quem visita esse destino fascinante. Na minha mais recente viagem à Cidade do México, conheci Casa Polanco e me apaixonei pelo lugar. Escondida em uma rua residencial tranquila, com vista direta para o Lincoln Park, Casa Polanco abriu seus lindos portões de ferro fundido em junho de 2022, e inaugurou uma nova era de luxo na cidade. 


Originalmente construída como residência privada, em estilo neo-colonial espanhol dos anos 1940, a casa passou por várias iterações ao longo de oito décadas. Durante a última reforma, que durou quatro anos, o hoteleiro de primeira viagem, e nativo de Polanco, Octavio Aguilar criou um lugar que mistura luxos e serviços de um hotel elegante, com a arquitetura e o estilo de vida de uma mansão particular. No processo, o Casa Polanco passou por uma exaustiva restauração e conversão, lideradas pelo arquiteto Claudio Gantous e pelas designers de interiores Monica Romo e Monica Novelo. O resultado é um destino de viagem exclusivo, repleto de antiguidades de época e comodidades íntimas, como um restaurante privativo e um bar de honra.


Ao chegar ao salão principal, você é recebido por um ambiente em mármore italiano verde esmeralda que flui sob arcos e colunatas de arenito, derramando-se em uma varanda inundada de luz, decorada em tons de terra, tecidos claros e luzes flutuantes. Nesse amplo átrio coberto, os galhos das árvores Arrayan parecem dançar na luz da manhã, enquanto o cheiro de huevos rancheros e chilaquiles recém-cozidos, cortesia do chef particular do hotel, pairam no ar. Foi nesse ambiente que me deixei seduzir pelos croissants caseiros crocantes: meu maior pecado dessa viagem. Não conseguia resistir a eles, nas minhas manhãs em Casa Polanco. 


Situado no que é sem dúvida o bairro residencial mais rico da Cidade do México, Casa Polanco oferece 19 quartos (incluindo 12 suítes); sendo alguns situados em um prédio anexo, de três andares, que se conecta com a mansão. Todos os quarto são único, mas todos são cheios de luz e espaço, e oferecem uma sensação de aconchego. Roupas de cama e banho de algodão egípcio, sistema de som e imagem Bang&Olufsen, minibar recheado de gostosuras inclusas na diárias; máquina de expresso, e um delicioso serviço de "abre olhos”, que te desperta no quarto com uma bandeja de chá, café, sucos e patisseries, na hora que você escolher acordar, são detalhes deliciosos do hotel. Tal qual os objetos de arte exclusivos, fotografias e pinturas que vêm da coleção pessoal do proprietário e que foram cuidadosamente inseridos na decoração, por toda parte. 


O hotel é privativo, ou seja, tudo funciona apenas para os hóspedes. Inclusive o serviço de bar e restaurante. Casa Polanco têm um menu criado pela Chef Martha Brockman (que estudou com Julia Child e é dona de um restaurante pertinho do hotel), que está disponível 24h, e pode ser servido em qualquer parte do hotel: nos jardins, nas varandas, na sala de estar, no restaurante ou mesmo na sua suíte. Se estiveres na Lincoln Park Suite poderá sentar no enorme terraço e desfrutar um café ou um coquetel perfeito, preparado ao seu gosto.


Para completar, na cobertura do hotel, você encontra uma moderna academia de ginástica, e uma cabine de spa intimista.

Casa Polanco: vale a pena, pelo menos uma vez na vida!