Filarmônica de NYC
A temporada da resiliência de uma instuição de arte monumental
Eduardo Alves

09 de Dezembro de 2019

Quanto mais tempo melhor. Mas te conto que passar uma semana em Nova York é suficiente para viver momentos inesquecíveis e sentir a força da cidade. Minha dica é não perder os espetáculos da temporada 2021-22 da Filarmônica de Nova York. Dessa vez, a instituição saúda a resiliência da comunidade artística. De tributos de compositores a entes queridos perdidos, à celebrações triunfantes da vida, bem como uma exploração da identidade, esta temporada destaca a força do espírito humano.

É claro que os assinantes da temporada 2021–22 obtêm os melhores assentos com os melhores preços, além de trocas de ingressos ilimitadas e sem taxas, acesso pré-venda a eventos e filmes especiais e acesso prioritário a assentos no David Geffen Hall reimaginado para a temporada 2022–23. 

Mesmo assim, bilhetes individuais (não como parte de assinatura) já estão disponíveis! Eu chego em NY em mais algumas semanas e já garanti os meus.

Ainda me lembro da última visita ao Lincoln Centre. Tive a oportunidade de assistir uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma. Foi espetacular!

Ele subiu ao palco junto com a virtuosa Wu Man, mestre na pipa, um dos instrumentos musicais mais antigos da China, com mais de dois mil anos de história. A noite foi histórica.


A apresentação do dia 8 de março (2019, foi montada no David Geffen Hall, parte do complexo do Lincoln Center. A sala de espetáculos é a residência da espetacular Orquestra Filarmônica de Nova York.


Sob a regência de Long-Yu, a orquestra acompanhou os solistas em um prelúdio de Musorgsky, e em um concerto do Zhao Lin, entitulado “Uma Feliz Excursão”. O que não falou na noite foram pessoas felizes na plateia.


Yo-Yo Ma tocou com emotividade. Wu, calma e impassível, lançou um feitiço no público, enquanto deslizava os dedos graciosamente sobre as cordas do instrumento.

O violoncelo e o pipa têm sons e histórias muito diferentes. No entanto, juntos. Nas mãos de Ma e Wu, eles ganharam intimidade e harmonia: foi mágico.


Depois da apresentação dos convidados, e em seguida a um rápido intervalo, a noite no David Geffen Hall ainda não acabara. A emotiva Sinfonia Número 6 (Opus 74), de Tchaikovsky, nomeada de “Patética” estava no programa.

Os músicos da Filarmônica de Nova York interpretaram essa parte do programa com uma intimidade impressionate entre eles e a partitura. Acho que poderiam toca-la de olhos fechados. Mas, sob a batuta do Sr. Yu, eles chegaram a extremos surpreendentes, fermentados ocasionalmente com a ligeira leveza de um balé de Tchaikovsky.


Durante a temporada de concertos, que em geral vai de setembro até o final de abril, a Filarmônica de Nova York oferece cerca de três ou quatro concertos por semana. O repertório é variado, mas sempre recheado de convidados excepcionais.

Para incluir uma noite da música clássica na programação de viagem, agende-se com antecedência. Entre no site da Filarmônica. É fácil ver toda a programação, dia-a-dia. Você pode escolher seu assento e comprar direto, sem taxa de serviço. No dia do espetáculo, as entradas estarão a sua espera na bilheteria. Aproveite!