ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi


patrocínio: Mapa Mundi Concierge

Embarque Imediato Assinar RSS Feed

Novidades, promoções e dicas para quem está quase de malas prontas

Praia do Tombo

A única praia da América Latina a ganhar Bandeira Azul
  1. Praia do Tombo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praia do Tombo,no Guarujá,litoral de São Paulo, conquistou o selo Bandeira Azul, a mais alta certificação ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo. A decisão foi conhecida no dia 29/9/2012, em reunião do Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, em Copenhagen, na Dinamarca.

A Praia do Tombo, é a única na América Latina a receber tal certificação. O selo que vale pela temporada 2012/2013, é concedido pelo Instituto Dinamarquês Foundation for Enviromental Education – FEE (Fundação para a Educação Ambiental), entidade credenciada pela Organização das Nações Unidas e pela Unesco, para avaliar a balneabilidade de praias e marinas ao redor do mundo. 

Para a conquista do selo, é necessário que a praia esteja dentro de 33 critérios, no caso da Praia do Tombo 32, já que ela não possui arrecifes.  Os critérios são subdivididos em educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e de equipamentos, além de segurança e serviços. 

A rigorosa lista de critérios exigida pelo FEE foi cumprida à risca pela Administração Municipal. Durante a temporada de 2011/2012, o Núcleo de Informação e Educação Ambiental da Prefeitura,  realizou diversos projetos e atividades na Praia, como o “Tira o lixo, põe o lixo”, “Saber em ação”, além de palestras sobre a Bandeira Azul e demais eventos envolvendo a qualidade ambiental do local.

A Praia do Tombo também precisou atender a todos os critérios diariamente para que, assim, sua bandeira continuasse hasteada. Dentre algumas obrigações, estão placas informativas em toda sua extensão, rampas de acesso a cadeirantes, banheiros, limpeza, qualidade da água e atividades educacionais.Valorização – O selo internacional da Bandeira Azul também serviu como impulso na economia da região e valorizou ainda mais o turismo na cidade.

O Tombo continua sendo procurado por um grande número de surfistas. Exemplo disso foi a final do circuito Rip Curl Guarujaense de Surf. Também está em processo de qualificação para a Praia do Guaiúba receber o selo Bandeira Azul.

A Prefeitura começou o levantamento das ligações clandestinas de esgoto, para que isso possa ser corrigido, além dos outros 32 itens pedidos pela FEE.

Informações gerais da Praia do Tombo

- Extensão: 856 metros

- Temperatura da água: Inverno (18 a 20º C)

-
 Frequência: 3 mil pessoas por dia (temporada de verão)

- Controle ambiental: Inspeção sistemática de controle de poluição das águas estuarinas

 

Enviado por: Administrador
Data de publicação: 01/03/2014 - 15:28


Comente










Sites Favoritos do Editor

Os endereços da web preferidos de Eduardo Alves


. .

© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive