ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi

Editorias


Você está em: página inicial / dicas / documentos de viagem

patrocínio: Mapa Mundi Concierge

Dicas Assinar RSS Feed

Documentos de Viagem

Passaporte

Providencie o passaporte com pelo menos um mês de antecedência. Se já o tiver, verifique o prazo de validade (normalmente válido por dez anos) e dos vistos. A maioria dos paises só permite a entrada de estrangeiros cujo passaporte seja valido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada.

Ao receber as passagens e vouchers, confira a grafia dos nomes, dados e serviços solicitados.

Vale levar sempre uma cópia do passaporte para usar como garantia em locação de bicicletas, patins, fones de ouvido com informações em museus e carrinhos de bebê em parques de diversões.

Caso seu passaporte expire antes dos vistos nele impressos, não há necessidade de obter novos vistos para o novo documento. Na hora de viajar, leve os dois passaportes: o novo e o antigo, onde estão os vistos ainda válidos.


Carteira de motorista

A carteira de motorista brasileira é reconhecida internacionalmente e aceita dos Estados Unidos à Indonésia, Mas, se você for viajar por algum território muito exótico ou distante, tirar a Carteira Internacional de Habilitação pode ser uma boa recomendação. Para isso, é preciso levar uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação, do RG e duas fotos 3x4 coloridas ao Touring Clube do Brasil, empresa responsável pela emissão do documento.

A carteira internacional tem validade de um ano e pode ser usada no mundo todo. Em São Paulo, o Touring fica na Av. Tiradentes, 728. No Rio, na Araújo Porto Alegre, 71, 8º andar.


Carteira de estudante

A carteira de estudante pode tornar a viagem de seu portador mais barata. A Carteira Mundial do Estudante ISIC/UNE (União Nacional dos Estudantes) ou ISIC/UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) garante meia-entrada em cinemas, teatros, shows musicais e jogos de futebol.

Também oferece desconto em museus, passes de trem, passagens aéreas, albergues, hotéis, restaurantes, lojas de discos e livros em todo o mundo. Ela pode ser tirada na escola, na faculdade e na Une (União Nacional dos Estudantes).


Documentos para embarque

É obrigatório no ato do embarque, a apresentação pelo passageiro de documento original. Não é aceita cópia, mesmo autenticada. A responsabilidade pela apresentação dos documentos necessário ao embarque é pessoal e exclusiva do passageiro.


Viagem pelo Brasil - ônibus, avião ou cruzeiro marítimo

Em cumprimento a norma DAC 107-1002 é obrigatória a apresentação de um documento original, com foto, no ato do embarque domésticos, a saber (Maiores de 18 anos):

- Cédula de Identidade, em boas condições e com menos de 10 anos de emissão;
- Carteira funcional com foto como OAB, CRM, CREA, etc.,
- Carteira de Motorista com foto;

Menores de 18 anos:
- Cédula de Identidade, em boas condições e com menos de 10 anos de emissão;
- Certidão de nascimento (só aceita para criança até 9 anos de idade em vôo domestico. Para Cruzeiro não serve);
- Viajando desacompanhado é necessária autorização dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório. Quando viajar com apenas pai ou a mãe necessita autorização do outro.


Viagem Internacional - ônibus, avião ou cruzeiro marítimo

Documentos exigidos no ato do embarque (Maiores de 18 anos):

- Passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses ou conforme exigência do país visitado;
- Visto Consular quando exigido;
- Viagens pelo Mercosul - ônibus, avião ou cruzeiro marítimo
- Passaporte ou RG original em bom estado e com emissão a menos de 10 anos;

Menores de 18 anos:
Viagem internacional inclusive Mercosul e Cruzeiros: precisa do passaporte ou RG (certidão nascimento não é aceito).

- Viajando desacompanhado: é necessária autorização dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório. Quando viajar apenas com o pai ou a mãe, necessita autorização do outro.
- Visto Consular quando exigido;


Estrangeiros:

Residente ou não no Brasil deverá portar a documentação Passaporte, RNE original e visto necessário inclusive no Mercosul e as vacinas obrigatórias para cada destino da viagem (país ou região).




© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive