ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi


Serra do Cipó

O paraíso dos esportes radicais nas Minas Gerais
  1. Serra do Cipó

 Situada a apenas 100 km de Belo Horizonte está uma das mais belas regiões naturais do mundo: a Serra do Cipó. Colorida por uma vegetação de orquídeas, quaresmeiras, copaíbas, bromélias e cactos, a Serra serve de lar para uma fauna exótica, que inclui sagüis, lontras, jaguatiricas, tamanduás, lobos e veados. No relevo, grutas e cavernas guardam inscrições rupestres de tribos primitivas.

 Caminhos abertos pelos Bandeirantes, por tropeiros e escravos, hoje são usadas pelos visitantes. Na maioria, amantes de esportes radicais como rapel, mountain-bike, trekking e rafting.

 Trilhas - Entre as trilhas, uma das mais bonitas é a rota do Travessão, que chega até um espetacular penhasco, que divide as bacias dos rios Doce e São Francisco. O passeio, com duração de um dia, é dividido em 17 km de off-road e 12 km de caminhada por afloramentos rochosos com pinturas rupestres, animais selvagens, samambaias de altitude, cachoeira, nascentes e vistas deslumbrantes.

 Outro passeio que também dura um dia inteiro é a rota da Capivara. O caminho cruza uma região de campos que mais parecem canteiro naturais, com milhares de espécies de orquídeas e sempre-vivas.

 Esse passeio também inclui uma visita à estátua do Juquinha, andarilho que entregava flores a todos que passavam. Hoje, ele faz parte das lendas do Cipó.

 Gigantes - Construída num platô com uma linda vista panorâmica, a construção tem três metros de altura e está perto das velósias gigantes. Consideradas fósseis vivos, essas plantas chegam até seis metros de altura, sendo que a cada século crescem mais um metro.

 Para os visitantes, há diversas opções de hospedagem. Entre elas as pousadas Canto das Águas, Cipó Veraneio Hotel, Estalagem da Serra, Fazenda Monjolos, Corumbé, Chão da Serra, Fazenda do Engenho, Varandas da Serra, Villa Verde, Recanto da Serra e Rancho do Cipó. Elas oferecem diárias de casal, entre R$ 80,00 e 150,00, todas com café da manhã incluso.

 Para chegar até a região da Serra, o principal acesso a partir da capital mineira é a Rodovia MG-10, depois de Lagoa Santa e Almeida. De dezembro a março, as cachoeiras e rios estão mais cheios. Mas é agora, entre maio e agosto que a temperatura na região é ideal.

Mais informações e reservas (31) 3296-8193 ou (31) 3718-7000, ou pelo site Visite a Serra do Cipó.

Fotos: Divulgação

Enviado por: Administrador
Data de publicação: 22/07/2008 - 00:00


Comente (1) comentários

ler todos os comentários



Comentários:

Fellipe Vianna
26/04/2013 - 02:20
Bom dia a todos que visitam o site!

Na região da Serra do Cipó, a melhor pousada é a Varandas da Serra.
Venha nos visitar
http://www.varandasdaserra.com.br

ler todos os comentários

. .

© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive