ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi

Editorias


Você está em: página inicial / destino brasil / manaus cultural

patrocínio: Mapa Mundi Concierge

Destino Brasil Assinar RSS Feed

Roteiros e destinos pelos cantos e capitais do Brasil

Manaus Cultural

Um roteiro pelos melhores museus da capital amazonense
  1. Manaus Cultural

O Amazonas é mundialmente conhecido como polo do turismo ecológico e de aventura. Mas as atrações da região vão muito além. Manaus tem diversos museus, ricos em história.

Um bom exemplo é o  Museu do Seringal Vila Paraíso. A coleção traça um panorama do ciclo da borracha, fortemente ligado com o desenvolvimento do Amazonas. 

No entanto, nada se compara ao Palacete Provincial, situado na Praça Heliodoro. O lindo compexo arquitetônico, encravado no Centro da capital, proporciona uma viagem pela história de Manaus.

Tombado, o imóvel abriga cinco museus: a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, Museu Tiradentes e Museu de Arqueologia. Todos têm entrada gratuita e visita guiada. Melhor, imposível!

O acervo da Pinacoteca do Estado oferece um panorama da produção artística do século XX, sobretudo de artistas amazonenses.

Com mais de 245 mil peças de áudio e vídeo, o Museu da Imagem e do Som capta, conserva e populariza registros que contam a história do estado. O Museu de Numismática Bernardo Ramos exibe em duas salas mais de 17 mil peças das Idades Antiga, Média e Contemporânea. 

No Museu de Arqueologia estão achados do período pré-histórico. No prédio fica também o laboratório de arqueologia que realiza o tratamento e a conservação das peças recolhidas. Alfredo Mendonça de Souza, que dá nome ao laboratório, foi mantenedor da primeira Faculdade de Arqueologia do Brasil e é o autor do Dicionário de Arqueologia. 

Na zona rural de Manaus fica o Museu do Seringal Vila Paraíso. Ali os visitantes têm a possibilidade de ver de perto o modo de ser e viver do homem do seringal e conhecer os tempos áureos do Ciclo da Borracha. Este passeio tem o custo de R$ 5 por pessoa. 

Hospedagem inteligente:  Localizado às margens do Rio Negro, na Estrada de Ponta Negra, o Park Suites Manaus oferece diárias a partir de R$ 260 (mais 2% de taxas), por pessoa, em apartamento duplo. A tarifa inclui o café da manhã e livre acesso à infraestrutura de lazer, que inclui uma maravilhosa piscina de borda infinita, com vista para o rio. 

Reservas: Mapa-Mundi Concierge

Enviado por: Eduardo Alves
Data de publicação: 04/05/2011 - 15:38


Comente (0) comentários

ler todos os comentários





© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive