ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi

Editorias


Você está em: página inicial / cruzeiros / cruise expert

patrocínio: Mapa Mundi Concierge

Cruzeiros Assinar RSS Feed

O que acontece no mundo dos cruzeiros de luxo, iates e transatlânticos

Cruise Expert

Dicas valiosas para quem vai embarcar na temporada de cruzeiros
  1. Cruise Expert

Eles estão de volta. Dezenas de navios estarão navegando pela nossa costa neste verão. Dessa vez, as opções estão mais variadas do que nunca. Há cruzeiros para enólogos, gourmets, baladeiros, amantes do Rei Roberto, para a galera fitness e até mesmo para aqueles que buscam apenas uma opção barata e divertida de passar uns dias de férias al mare.

Infelizmente, entre os navios que vêm para cá não esta nenhum dos melhores, maiores, mais novos, mais chiques e sofisticados transatlânticos que circulam atualmente pelos sete mares. No entanto, isso não significa que os cruzeiros de verão não são uma boa opção para as férias que se aproximam. Se você decidiu, ou está pensando em embarcar em um deles, aqui vão umas dicas preciosas, de um marinheiro de muitas viagens:

- Na hora de escolher sua cabine, prefira as localizadas na parte central, onde o navio balança menos do que perto da popa e da proa.

- Evite as cabines da parte de trás, mesmo as que estão situadas nos andares altos. A vibração dos motores, que sobe da casa de máquinas e chega até o último andar, é um desconforto enorme.

- Se você não é do tipo que gosta de passar horas viajando em um ônibus lotado, ouvindo um guia tagarelando no seu ouvido, não gaste dinheiro comprando as excursões opcionais vendidas a bordo. Na maioria das vezes, sai mais barato pegar um táxi no porto e negociar com o motorista um roteiro personalizado.

- Para aproveitar melhor a dica anterior, antes de embarcar, compre um bom guia de viagem sobre os portos e cidades que serão visitados. A bordo, você só encontrará informações sobre as excursões vendidas pelo próprio navio.

- Apesar de serem bonitos e bem equipados, os navios que estarão pela nossa costa estão fora da categoria ’luxo’. Minha experiência com os spas de bordo em navios desse segmento não é das melhores. Se você quer investir em algum tipo de tratamento, opte pelos mais simples, como massagens e sessões de shiatsu.

- No restaurante, aproveite a fartura e não se acanhe em pedir mais de uma entrada, ou repetir o prato principal do cardápio. E, se você não encontrar nada que lhe apeteça no menu do dia, fale para o garçom. A tripulação conta uma gorjeta extra no final da viagem. Por isso, eles certamente atenderão ao seu pedido e providenciarão na cozinha outras opções para sua refeição.

- Em termos de guarda-roupa é bom lembrar que smokings e vestidos longos afundaram junto com o Titanic. Se você não estiver viajando a bordo dos navios das empresas Silversea, Crystal Cruises e Regent – que ainda incluem noites de gala em seus luxuosos transatlânticos -, leve poucas roupas. Um jeans em bom estado e uma camiseta nova são suficientes, até mesmo para a hora do jantar.

- Mesmo quem está acostumado com o mar, deve levar na mala remédios para enjôo. Uma boa dica para evitar o desconforto é evitar ficar de estômago vazio por muito tempo. Se o mal estar bater, mastigue pedacinhos de raiz de gengibre: um santo-remédio, usado pelos navegadores chineses há milênios.

- Para terminar, a dica mais importante de todas: seja paciente. Filas fazem parte desse tipo de viagem. Você vai ter que enfrentá-las na hora de embarcar e desembarcar; no buffet do restaurante, no balcão de informações, na sala de internet, na academia de ginástica,...Aqui sim, é hora de relaxar e gozar. Afinal, todos estão de férias.

Enviado por: Administrador
Data de publicação: 09/11/2010 - 00:00


Comente (1) comentários

ler todos os comentários



Comentários:

Angela Belluco
22/11/2010 - 17:39
Querido Eduardo ,

As dicas são valiosas como sempre . Continuo achando que na hora de escolher um cruzeiro descontraido , elegante e com serviço impecável , um yacht ainda é a melhor opção e o SeaDeram neste caso é o recomendado , certo ?
Beijo

ler todos os comentários



© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive