ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi

Editorias


Você está em: página inicial / arte e design / pileque histórico

patrocínio: Mapa Mundi Concierge

Arte e Design Assinar RSS Feed

Novidades nos mundos das artes, espetáculos e design

Pileque Histórico

Museu da Cachaça resgata história da tradicional bebida brasileira
  1. Pileque Histórico

Um casarão construído em 1846 acaba de mudar de função. O prédio, onde a tradicional cachaça Ypióca começou a ser fabricada há mais de 150 anos, abriga hoje um maravilhoso acervo histórico.

 Mapas, documentos, filmes, máquinas, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo, que contam a história da mais tradicional bebida brasileira e a saga da família Telles, podem ser vistos por toda a propriedade.

 Por iniciativa da Ypióca Agroindustrial, líder em produção de aguardente no mercado brasileiro, o museu foi instalado no Sítio Ypióca, em Maranguape (cerca de 30 km de Fortaleza), onde se pode conhecer os ambientes que reconstituem situações da época, portanto do início da produção da bebida.

 Muitos dos elementos do acervo estão montados em diversas reconstituições cênicas pelos cômodos do casarão. Essa curadoria teatral transporta os visitantes ao passado. Onze salas cenográficas, 6 salas com simulações ativadas por sensores, 225 tonéis de madeira, cozinha com utensílios originais, uma reprodução de canavial, uma sala dedicada à linha de produção e o aroma da bebida no ar valem a visita.

 O museu guarda também curiosidades, como o maior tonel de madeira do mundo (registrado no Guinness Book), com capacidade para 374 mil litros, e dois personagens em tamanho natural de resina, encenando o trabalho realizado na moenda: uma homenagem à participação dos escravos na história da cana-de-açúcar.

 Além destas curiosidades, o museu também dispõe de uma loja, restaurante, que serve diversas opções da culinária regional, e área verde, onde estão os equipamentos de lazer ao ar livre, como charretes, pedalinhos e jardineiras.

 A concepção do Museu da Cachaça é da museóloga Margarita Hernandez e do museógrafo André Scarlazzari, que fizeram minucioso estudo na área de pesquisa histórica e recursos cenográficos. Estão de parabéns! 

 

Fotos: Divulgação

Enviado por: Administrador
Data de publicação: 21/04/2013 - 00:00


Comente (0) comentários

ler todos os comentários





© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive