O Governo do Estado do Pará acaba de reabrir o recém restaurado Palácio Lauro Sodré, uma das obras mais importantes da arquitetura paraense, construído em 1771. Com as reformas, o palácio, que abriga o Museu Histórico do Estado do Pará, ganhou novo sistema de segurança, com monitoramento eletrônico do acervo; e uma bela iluminação artística, que ressalta os elementos decorativos da construção, assinada pelo arquiteto italiano Antonio Landi. A obra de restauração teve também a preocupação de inserir conceitos contemporâneos de acessibilidade, com a inclusão de rampas e elevador.
Em parceria com professores da Universidade Federal do Pará o museu reabriu com uma nova concepção expográfica, tanto nas áreas de exposições permanentes – que guardam um acervo variado de telas, objetos e mobiliário com datações que vão desde o Período Colonial até a contemporaneidade -, quanto nas áreas dedicadas a mostras temporárias.
Restauração - Dentre as salas abertas à visitação pública, o museu conta agora com uma inovação: o Atelier Aberto. Nesse espaço, os visitantes poderão acompanhar os trabalhos de restauro da tela a Conquista do Amazonas, de Antonio Parreira.
A Conquista do Amazonas é a maior tela do Pará, com oito metros de largura e quatro metros de altura. A sala Atelier Aberto ficará em funcionamento durante todo ano de 2008, fazendo também uma alusão ao centenário de Antonio Parreira.
Enviado por: Administrador
Data de publicação: 03/04/2008 - 00:00
© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Desenvolvido por: cliointeractive