ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi


Espelhos de Versailles

O espetacular salão de festas do palácio de Luís XIV
  1. Espelhos de Versailles

Depois de permanecer fechado para reformas por três anos, o Salão dos Espelhos, a mais famosa obra-prima da arquitetura renascentista francesa reabriu em junho de 2007. Desde então, foi visitado por centenas de milhares de pessoas. E não é para menos.

Com mais de 74 metros de comprimento, o salão foi criado por Jules Hardouin-Mansart, para absolutista Luís XIV, o Rei Sol. Inaugurado em 1681, o espaço foi concebido para ser o mais espetacular aposento do Palácio de Versailles, usado nas cerimônias importantes da corte.

O nome faz referência aos 375 espelhos que cobrem a parede do fundo do Salon. Opostos às 17 enormes janelas, eles refletem a luz do sol e as paisagens dos jardins de Versailles.

Na época em que foram fabricados, os espelhos eram uma maravilha da ciência e da arte. Eles simbolizaram também o descaso da monarquia absolutista francesa para com o povo. A fumaça liberada pelo mercúrio, usado na fabricação dos espelhos, envenenava os trabalhadores. Muitos morreram para criar o luxo de Versailles.

Nas obras de restauração, todos os espelhos foram removidos. Os que não puderam ser restaurados, foram substituídos por outros da mesma época, que estavam guardados nos porões do prédio do Senado francês.

Durante os 36 meses de reformas, um time de 40 profissionais se dedicou exclusivamente à restauração dos afrescos do Salão. Isso porque, os mais de 1 mil metros quadrados do teto, cobertos por uma espetacular obra pintada por Charles Le Brun, estavam em péssimo estado.

Trabalhos de restauração anteriores havia danificado a pintura, que agora voltou a ter o mesmo esplendor do século 17. As colunas de mármores, os detalhes em gesso, os candelabros e as esculturas de bronze e prata: tudo foi restaurado. Vive la France!

O Palácio de Versailles abre de 6h30 as 18h30, de terça-feira a domingo. Trens saindo das estações de Montparnasse e Saint-Lazare, bem como a linha C do metrô, ligam Paris ao Palácio.

Passagens aéreas entre o Brasil e Paris custam a partir de US$ 2.500, no conforto e luxo da Classe Executiva, e menos de US$ 900, em classe econômica.

Para reservas, entre em contato com o Mapa-Mundi Concierge.


Fotos: Divulgação

Enviado por: Administrador
Data de publicação: 28/08/2010 - 07:00


Comente (0) comentários

ler todos os comentários



. .

© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive