ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi


Cidade do México

Capital exibe retrospectiva da obra de Frida Kahlo
  1. Cidade do México

 Para comemorar o nascimento da pintora e feminista Frida Kahlo que, se ainda viva, completaria 100 anos na sexta-feira, 6 de julho, a maior retrospectiva da vida e da obra da pintora acaba de abrir na Cidade do México.
  A exposição será dividida em duas partes. No Museu do Palácio de Belas Artes estarão mais de 350 trabalhos assinados por Frida: cerca de um terço de toda sua obra. Entre as telas, muitas que nunca foram vistas pelo público em geral. Lá estarão também manuscritos, fotos e cartas escritas pela artista.
  Outra parte da exposição ficará na Casa Azul, onde Frida viveu durante sua infância, hoje sede do museu que leva seu nome. Situada no bairro de Coyoacan, a Casa estará aberta exibindo mais de 300 objetos de uso pessoal como roupas, acessórios e as famosas cartas da correspondência que Frida mantinha com o marido, o pintor muralista Diego Rivera.
  Conhecida por seus auto retratos, nos quais utilizava fantasia e estilo inspirados na arte popular do seu pais, Frida sofreu um grave acidente aos 16 anos, enquanto estudante. Seus quadros representam fundamentalmente a sua experiência pessoal, em particular os aspectos dolorosos da sua vida, em grande parte passada na cama. Sua obra expressa a desintegração do seu corpo e o terrível sofrimento que padeceu. Isso pode ser visto em obras como "A coluna, 1944".
  Pintora autodidata, que amava a arte, o México e o comunismo, Frida teve uma vida repleta de escândalos. Nada mais chocante para a época que suas bebedeiras e xingamentos. Mesmo tendo passado por 15 cirurgias - algumas experimentais, como os enxertos de pélvis – ela foi uma mulher disputada, vivendo um triangulo amoroso do qual fazia parte também o revolucionário soviético Leon Trotsky.
  As duas exposições ficam abertas até o dia 19 de agosto de 2007.

  Fotos: Divulgação

Enviado por: Administrador
Data de publicação: 05/07/2007 - 00:00


Comente (0) comentários

ler todos os comentários



. .

© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive