ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi


Campos do Jordão

Palácio reúne o melhor da arte brasileira em plena serra paulista
  1. Campos do Jordão

Em Campos do Jordão, no alto da Serra da Mantiqueira, cercado por bosques de quaresmeiras e mata nativa, o Palácio Boa Vista abriga uma das mais ricas coleções de arte do Brasil. No acervo, telas assinadas por Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro, dividem espaço com esculturas de Victor Brecheret e outros grandes nomes da arte brasileira do século 20.

 Antigo cenário de saraus, concertos e recitais, que deram origem ao Festival de Inverno de Campos do Jordão, o palácio foi idealizado em 1938. Na época, o então governador, Adhemar de Barros, queria erguer uma residência de verão para o Governo do Estado.

 Estilo Tudor - Inspirado nos castelos europeus, o arquiteto polonês radicado no Brasil, George Przirembel, projetou um edifício neo-gótico inglês. O projeto final ficou cheio de referências ao estilo criado pela dinastia Tudor (1485-1558).

 Apesar de iniciada com entusiasmo, a obra foi interrompida. A construção ficou abandonada, por questões econômicas e políticas, por 25 anos. Quando Adhemar de Barros voltou ao poder como governador, o palácio foi concluído.

 Festas gloriosas - A inauguração em 21 de julho de 1964 foi uma celebração memorável. No entanto, menos de uma década se passou até que, no início dos anos 70, o palácio passou a funcionar como monumento aberto a visitação pública.

 Na mesma época, graças ao empenho do então Secretário de Fazenda do Estado, Luis Arrobas Martins, o precioso acervo começou a ser montado. Martins arrematou importantes telas de Alberto da Veiga Guignard, Alfredo Volpi, Antônio Gonçalves Gomide, Emiliano Di Cavalcanti, Francisco Rebolo Gonçalves e outros.

 Acervo milionário - Além da arte modernista, o palácio ganhou também peças significativas do mobiliário artístico português e brasileiro dos séculos 17, 18 e 19. Isso, além de muitas peças belíssimas, feitas no século XX, no Liceu de Artes e Ofícios.

 Para completar a importância cultural do lugar, uma capela modernista, projetada pelo gênio da arquitetura, Paulo Mendes da Rocha, foi adicionada ao prédio em 1988.

 Atualmente, o Boa Vista é um dos quatro palácios do Governo do Estado. Certamente merece entrar no roteiro de todos que visitam a charmosa cidade de Campos do Jordão.

Enviado por: Administrador
Data de publicação: 05/10/2010 - 04:00


Comente (0) comentários

ler todos os comentários










Sites Favoritos do Editor

Os endereços da web preferidos de Eduardo Alves


. .

© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive