ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi

Editorias


Você está em: página inicial / a negócios / gorjeta certa

patrocínio: Mapa Mundi Concierge

A Negócios Assinar RSS Feed

Para os profissionais liberais e executivos "on the road"

Gorjeta Certa

Saiba quanto pagar pelo serviço, nos restaurantes da Europa
  1. Gorjeta Certa

Jantares e almoços com parceiros de negócios são parte importante da vida dos executivos. Escolher um bom restaurante, reservar uma mesa estratégica, selecionar os vinhos certos são decisões tão importantes quanto saber qual o valor da gorjeta, que você deve deixar na mesa para recompensar o trabalho dos garçons por um bom serviço.

 Acertar todos esses quesitos é vital para o sucesso de uma reunião que misture gastronomia e negócios. Portanto, aqui vai um guia básico sobre gorjetas nos principais países da Europa:

Alemanha - A gorjeta vem incluída na conta, mas é costume dar mais 10%, que devem ser pagos diretamente ao garçom, em vez de serem deixados sobre a mesa.

Áustria - Quase todos os restaurantes incluem 10% na conta. Se o serviço for excepcional você pode dar mais 5%.

Bélgica - Se a gorjeta estiver incluída, virá claramente descrita na conta. Em geral, você precisa apenas arredondar o total. Pagar o preço exato não chega a ser uma gafe.

Escandinávia - Não é costume pagar nada além do total final da conta.

Espanha - A conta não lista a gorjeta em separado, mas uma taxa de serviço está sempre incluída no total. Se quiser, pode deixar mais 5% ou 10%. Mas não é necessário.

França - A conta vem com 15% de gorjeta inclusos no total. Além disso, é costume arredondar o total final da conta.

Grécia - A lei permite que 13% sejam adicionados à conta em qualquer restaurante. Em geral, as pessoas deixam mais 10% de gorjeta.

Holanda - A gorjeta deve ser paga somente se o serviço for realmente bom: entre 5% e 10%. Deixe dinheiro em espécie, sobre a mesa, separado do pagamento da conta.

Hungria - A conta nunca inclui a gorjeta. Deixe entre 10% e 15% sobre a mesa.

Inglaterra - Nos pubs, você não precisa dar gorjeta. Nos restaurantes, prepare-se para pagar entre 10% e 15%, que podem, ou não, vir inclusos na conta. Verifique.

Irlanda - Em alguns restaurantes a gorjeta está incluída, em outros não. Se não estiver, pague 10% a mais, junto com o total da conta.

Itália - Em geral, entre 10% e 15% vêm adicionados à conta. Caso contrário, acrescente 10% ao total a ser pago. Portugal - O serviço está sempre incluso na conta, mas você pode deixar mais 5% ou 10%.

República Tcheca - A gorjeta só vem incluída nos restaurantes para turistas. Nos outros estabelecimentos, acrescente 10% ao total da conta.

Suiça - A gorjeta vem incluída na conta nos restaurantes. Nos cafés, você deve adicionar 10% ao total calculado pelo garçom à mesa. Se for pagar com cartão, deixe a gorjeta em espécie.

Enviado por: Administrador
Data de publicação: 06/09/2016 - 09:00


Comente (2) comentários

ler todos os comentários



Comentários:

Eduardo Alves
22/11/2013 - 19:38
Cara Regina,

A gorjeta é sempre opcional.
Regina Fischer
21/11/2013 - 09:04
Ilmos. Srs., gostaria de saber se é obrigatório adicionar o valor da gorgeta a conta do cliente e se está na legislação.

Obrigada Regina Fischer

ler todos os comentários



© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive