Atualmente, governos de 19 países colaboram para desenvolver avançados postos de controle de segurança, que deverão funcionar nos aeroportos do futuro. O modelo que acaba de ser divulgado, será dividido em três tuneis e terá avançados sistemas de inspeção.
O primeiro passo será a verificação da identidade dos passageiros através da leitura da íris ou por um identificador biométrico no passaporte. Depois de identificado o perfil do passageiro, chega a hora da inspeção eletrônica.
Aqueles que são classificados como "viajantes conhecidos", serão direcionados para o tunel que tem equipamentos mais simples. Neste, apenas aparelhos de raios-x e outtos recursos que buscam a presença de metal e líquidos.
O tunel para os viajantes "normais" será um pouco mais sofisticado. Um mecanismo especial fará também a inspeção dos sapatos e a verificação da presença de vestígios de substâncias explosivas.
No terceiro tunel, reservado para os passageiros cujo perfil não tenha nenhuma característica que separe-os dos suspeitos, os viajantes passarão por avançados sistemas de raio-x e tomografia do corpo inteiro.
Tudo pela segurança!
Enviado por: Eduardo Alves
Data de publicação: 09/06/2011 - 13:56
© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Desenvolvido por: cliointeractive