ir direto para o conteúdo ir direto para as editorias

Mapa-Mundi.com - Redefinindo o luxo de viajar - Turismo de Luxo, Cruzeiros, Arte e Design, Primeira Classe, Compras, Baladas

Buscar no Mapa-Mundi


Radar Anti-Vulcão

Easyjet testa detector de cinzas no ar que permitirá voos durante erupções
  1. Radar Anti-Vulcão

Nuvens de cinza vulcánica representam um perigo enorme para a aviação. Elas podem entupir os motores dos aviões, provocar pane nas turbinas e levar a um desastre.

Há meses, o vulcão chileno Puhyehue causa cancelamento de voôs em todo o hemisfério sul. Em 2010, uma erupção vulcânica na Islândia levou ao cancelamento de 63 mil voos.

No entanto, problemas como estes podem estar com o dias contados. A empresa aérea Easyjet testanto agora uma nova tecnologia de radar, capaz de detectar nuvens de cinzas e permitir que os pilotos voem ao redor do perigo. O radar foi batizado de AVOID (sigla para Airborne Volcanic Identificador Detector).

A companhia aérea británica será a primeira a utilizar a novidade, que funciona como um radar meteorológico. O equipamento usa tecnologia infravermelha. Envia imagens para os pilotos e para os centros de controle de vôo em terra. Estas permitem ver uma nuvem de cinzas a até 62 milhas de distância.

A tecnologia foi criada pelo Dr. Fred Prata, do Instituto Norueguês de Pesquisa Aeronáutica. Ela permitirá que áreas do espaço aéreo permaneçam abertas mesmo quando as nuvens de cinza estiverem presentes.

Foto: Divulgação

Enviado por: Eduardo Alves
Data de publicação: 21/05/2011 - 09:03


Comente (0) comentários

ler todos os comentários



. .

© 2005-2010 Mapa Mundi por Eduardo Alves.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Desenvolvido por: cliointeractive